Credit: Igiul / CC-BY-SA-3.0

The Prospective Meetings aim to stimulate prospective analysis in Portugal and ensure an annual space for critical and open reflection around structuring issues for the development of the country and its international positioning, as well as Europe and its global positioning.

Initiated in 1992 following an invitation from the European Commission, through the Foresight Cell then created by Jacques Delors, to integrate the European Foresight Study on Europe after 1992 (i.e., after the completion of the Single Market), the Meetings have mobilize, uninterruptedly over the last 30 years, many public actors, namely from the academic and scientific sectors, as well as political and business leaders, social partners, and national and foreign experts. Over the years, the Meetings have especially focused on debating the conditions for the development of Portuguese society and European societies)as knowledge-based societies and economies.

The meetings have facilitated a diversified set of initiatives and studies, including those developed for the European Commission on the Future of Scientific Culture in Europe, or on the Future of Science Education in Europe, as well as the recurrent analysis of the conditions for the development of business research in Portugal and in Europe, the Prospective of Higher Education in Portugal (in 1993-94) or the design and conception of the first European strategy for the Information Society (eEurope, in 1999). Subsequently, the Meetings included the analysis of the Portuguese debt crisis and its consequences, industrialization conditions, the evolution of the technological balance payments and the growth of exports, the promotion of human capital in Portugal, the maturity of the national scientific and technological capacity and its relationship with social and economic development. More recently, the Meetings were critical for the preparation of the Portuguese space strategy, the future of work and the fight against precariousness at work, as well as the development of broad international platforms, namely in the educational, scientific and technological fields.

The Prospective Meetings were launched and coordinated by José Mariano Gago (1948-2015) until 2014 and, since then, have been coordinated by João Ferreira do Amaral and Manuel Heitor.

All the Prospective Meetings have been held at the Convento da Arrábida, sponsored by the Fundação Oriente (and also by the National Commission for Portuguese Discoveries, in the early years).


Summary of the Prospective Meetings

2022

31st Meeting

04 - 07 September

    Day 1:
  • Aliança “Knowledge for People, the Planet and Prosperity through Partnerships, (K4P Alliances)”: apresentação e discussão do racional e dos termos de referência em associação com a valorização do conceito de “Agência Humana” e dos desafios para o desenvolvimento e processamento de “ecologias de dados”, juntamente com a discussão de projetos piloto em curso e planeados em África e na América Latina (incluindo, Cabo Verde; Guiné-Bissau; S. Tome e Príncipe; Rio de Janeiro; Acre; Amazónia; Ceará; São Paulo).
  • Os desafios económicos, financeiros e regulatórios da transição ecológica e da economia “Net zero” na era digital: perspetivas de “Green Financing” e da evolução dos quadros regulatórios a nível internacional, juntamente com potenciais formas inovadoras das relações entre os sectores público e privado
  • Day 2:
  • Uso da terra, monitorização dos solos e observação de carbono (“Land use, Soil and Carbon Observation”): mapeamento de estruturas florestais/agroflorestais e de áreas costeiras (i.e., manguezais tropicais, sapais) - representação digital (“Digital Twin”) da floresta e dos oceanos, monitorização do solo, gestão da água e cargas de combustível da vegetação com alta resolução temporal e espacial, assim como dos níveis e “stoks” de carbono e da capacidade de sequestro de carbono. Projetos piloto em Portugal, na Europa, na América Latina e em África. Desenvolvimento, certificação internacional e validação de metodologias.
  • Valorização social e económica de ativos biológicos (e.g., produtos naturais) e desenvolvimento de bio-economias: Projetos piloto em Portugal, na Europa, na América Latina e em África, incluindo em estruturas florestais/agroflorestais e áreas costeiras (i.e., manguezais tropicais, sapais).
  • Novos sistemas espaciais de observação da Terra e integração em sistemas avançados de sensorização e processamento de informação, juntamente com a necessidade de garantir uma transição ecológica efetiva: desafios e oportunidades tecnológicas, organizacionais e económicas que emergem, incluindo infraestruturas de conectividade digital e redes de comunicação seguras.
  • Day 3:
  • A transição ecológica em sistemas urbanos e o uso de Inteligência Artificial de apoio ao desenvolvimento de territórios sustentáveis e saudáveis: desafios e oportunidades face à experiência de desenvolvimentos recentes – representação/modelação digital de meios urbanos (“Digital Twin”), plataformas digitais e mobilidade urbana – desenvolvimento, certificação, massificação e validação; planeamento urbano, modelação e inovação em contextos urbanos. Desafios e oportunidades para formas responsáveis de Inteligência Artificial (i.e., “Responsible AI”) e perspetivas para redes digitais descentralizadas. Projetos piloto em Portugal, na Europa, na América Latina e em África.
  • Inovação centrada nas comunidades (“Community-centered research and innovation”): dinâmicas de inovação emergentes, envolvendo a participação ativa de comunidades e pessoas em geral para alcançar o desenvolvimento sustentável, erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades. Projetos piloto em Portugal, na Europa, na América Latina e em África. Desafios e oportunidades tecnológicas, organizacionais e económicas que emergem.
  • Territórios sustentáveis e saudáveis e iniciativas orientadas para fomentar o conceito de “One Health” (“saúde Integral”), juntamente com transição ecológica da economia e da sociedade na era digital, suportada por inteligência artificial responsável: redes digitais para a saúde ambiental. Projetos piloto em Portugal, na Europa, na América Latina e em África, incluindo em ambientes remotos (e.g., Amazónia, Africa) e de elevada vulnerabilidade social e económica (e.g., comunidades, grupos minoritários). Desafios para a promoção do direito à segurança das pessoas (incluindo segurança pública, acesso à saúde em segurança, segurança alimentar, acesso à educação em segurança, acesso ao trabalho digno em segurança).

2021

30th Meeting

06 - 08 September

  • Day 1: Ciência, inovação e crescimento económico no contexto Europeu e no quadro temporal 2020-2030: que processos a dinamizar e que metas devem ser garantidas em Portugal e na Europa?... Como valorizar as oportunidades associadas ao Plano de Recuperação Económica (2021-2023-2026) e ao quadro plurianual de financiamento comunitário 2021-2027?...que perspetivas para Portugal no âmbito da dinâmica de evolução da “Área Europeia de Investigação e Inovação”? Como valorizar a Presidência Portuguesa do Eureka (julho 2021-julho 2022)?
  • Day 2: Novas dinâmicas de emprego e de qualificação, em articulação com o ensino superior: que oportunidades e desafios emergem e que metas devem ser garantidas? Como valorizar as oportunidades associadas ao Plano de Recuperação Económica (2021-2023-2026)?
  • Day 3: Novos sistemas espaciais e de observação da Terra valorizando o posicionamento Atlântico de Portugal na Europa e contribuindo para a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa, juntamente com a necessidade de garantir uma transição ecológica efetiva e responder aos novos desafios do pacote europeu da Lei do Clima (i.e., “Fit for 55”): que oportunidades emergem e que metas devem ser garantidas? Como continuar a valorizar a Copresidência do Conselho Ministerial da ESA (2020-2022) e a Presidência Portuguesa do Eureka (julho 2021-julho 2022)?

2020

29th Meeting

07 - 09 September

  • Day 1: Novas dinâmicas de emprego e de qualificação, em articulação com o ensino superior: que oportunidades e desafios emergem e que metas devem ser garantidas? Como valorizar as oportunidades associadas ao Plano de Recuperação Económica (2021-2023-2026)?
  • Day 2: Ciência, inovação e crescimento económico no contexto Europeu e no quadro temporal 2020-2030: que processos a dinamizar e que metas devem ser garantidas em Portugal e na Europa?...que perspetivas para a “Área Europeia de Investigação e Inovação”? Como valorizar a Presidência Portuguesa da União Europeia (1º semestre de 2021), assim como a futura Presidência Portuguesa do Eureka (julho 2021-julho 2022)?
  • Day 3: Novos sistemas espaciais e de observação da Terra, valorizando o posicionamento Atlântico de Portugal na Europa: que oportunidades emergem e que metas devem ser garantidas? Como valorizar a Presidência Portuguesa da União Europeia na Área do Espaço (1º semestre de 2021), juntamente com a Copresidência do Conselho Ministerial da ESA (2020-2022) e a futura Presidência Portuguesa do Eureka (julho 2021-julho 2022)?

2019

28th Meeting

18 - 20 November

  • Day 1: Valorizar o posicionamento Atlântico de Portugal na Europa, num quadro de desenvolvimento económico sustentável e da emergência de novos sistemas espaciais e de observação da Terra: que oportunidades emergem e que metas devem ser garantidas?
  • Day 2: Renovar um compromisso para reforçar a ciência, a inovação e o crescimento económico, facilitando um referencial de convergência na Europa num quadro temporal adequado, até 2030, juntamente com um esforço adicional de coesão territorial e social: que processos a dinamizar e que metas devem ser garantidas em Portugal e na Europa?...que perspetivas para a “Área Europeia de Investigação e Inovação”?
  • Day 3: Estimular novas dinâmicas de emprego e de qualificação, promovendo novas oportunidades de articulação com o ensino superior: que oportunidades e desafios emergem e que metas devem ser garantidas?

2018

27th Meeting

3 - 5 September

  • Day 1: Quais as condições para garantir uma evolução adequada do atual programa quadro europeu de investigação e desenvolvimento, “Horizon 2020” (2014-2020), para o programa “Horizon Europe” (2021-2027), de uma forma que facilite um referencial de convergência na Europa, com mais conhecimento, inovação e crescimento económico, mas também com um esforço adicional de coesão territorial e social?
  • Day 2: Como perspetivar uma estratégia de desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial em estreita relação com as oportunidades que se abrem a Portugal no domínio das tecnologias espaciais, assim como as exigências de reforço das condições de segurança e defesa na Europa e no quadro da NATO?
  • Day 3: Como perspetivar a evolução de Portugal com mais conhecimento, inovação e crescimento económico, mas também com um esforço adicional de coesão territorial e social?

2017

26th Meeting

2 - 4 October

  • Como estimular a evolução da organização, representação e do financiamento da ciência e tecnologia nos setores público e privado em todas as áreas do conhecimento, de modo a garantir um novo fôlego no nosso desenvolvimento científico e tecnológico?
  • Como perspetivar a evolução do reforço de atividades e negócios de maior valor acrescentado em Portugal nas áreas do Espaço (manhã), dos sistemas e tecnologias de informação (inicio da tarde) e da indústria (final da tarde), e quais as estratégias mais eficazes para o crescimento do emprego qualificado nestas áreas e o investimento privado em I&D? Como perspetivar as relações laborais na era da “internet de tudo”, assim como quais as estratégias mais eficazes para o crescimento económico com base no conhecimento e na crescente digitalização das atividades produtivas e industriais?
  • Como perspetivar a evolução do reforço do emprego qualificado em Portugal nas áreas da indústria e manufatura (manhã), assim como na área agroalimentar e florestas (tarde), e quais as estratégias mais eficazes para o crescimento económico nestas áreas e o investimento privado em I&D? Como perspetivar a evolução do trabalho e do emprego qualificado em Portugal nas áreas industriais, agroalimentar e florestas?

2016

25th Meeting

31 August - 2 September

  • Organização e financiamento da ciência, tecnologia e ensino superior
  • Avaliação da Ciência e Tecnologia e do Ensino Superior
  • Portugal e a Europa: inovar, diversificar e especializar o sistema de ciência, tecnologia e ensino superior, com o desenvolvimento social e crescimento económico

2015

24th Meeting

16 - 18 November

  • Que políticas científicas e tecnológicas podem melhor contribuir para estancar a erosão recente de capital humano em Portugal e fazer ganhar um novo fôlego no nosso desenvolvimento científico e tecnológico?
  • Discussão de temas que poderão ser objecto de futuras iniciativas do Instituto de Prospectiva
  • Perspectivas dos sistemas ciber-físicos (incluindo “Embedded Systems” e as formas que emergem da “Internet das coisas”) em Portugal, nomeadamente no que se refere ao estado da arte da tecnologia e às suas aplicações dos transportes á saúde, passando pelas nossas rotinas diárias, e incluindo a avaliação dos respectivos impactes económico, cultural, político e social, em especial na organização do trabalho, assim como nas políticas públicas.
  • Avaliação dos impactes do desenvolvimento científico e da formação avançada de capital humano na economia, incluindo uma análise comparada de diferentes metodologias que permitam estimar impactes directos e indirectos (i.e., “spillovers”) da acumulação do investimento em conhecimento na economia.
  • Avaliação do estado das ciências e do conhecimento em Portugal, incluindo uma analise temática e de natureza prospectiva, assim como uma análise comparada com a avaliação feita em 1991, quando da participação de Portugal na Europália, e em 1992 pela Academia das Ciências.

2014

23rd Meeting

28 - 30 October

  • Que políticas científicas e tecnológicas podem melhor contribuir para estancar a erosão recente de capital humano em Portugal e para relançar o enraizamento da actividade científica na sociedade, na economia e na identidade internacional do país?
  • Parte I - Recursos Humanos e Instituições
    Que políticas científicas e tecnológicas podem melhor contribuir para estancar a erosão recente de capital humano em Portugal e para relançar o enraizamento da actividade científica na sociedade, na economia e na identidade internacional do país?
  • Parte II – Internacionalização e Enraizamento social e económico da C&T
    Quais as contribuições já disponíveis, ou em preparação, que os estudos académicos e outros sobre a economia, a sociedade, a cultura e a política em Portugal, podem trazer ao debate sobre o futuro de Portugal?

2013

22nd Meeting

2 - 5 September

    Seminário Especial de Formação Avançada:
  • Economia do desenvolvimento
  • O desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no mundo
  • Instrumentos de política científica
  • Instrumentos de política tecnológica e industrialização. Regulação e normalização
  • Políticas de desenvolvimento do Ensino Superior e mobilidade de recursos humanos
  • Educação científica e promoção da cultura científica
  • Indicadores internacionais de ciência e tecnologia
  • Repositórios e observatórios de políticas científicas e tecnológicas (UNESCO)

2012

21st Meeting

18 - 20 October

  • Portugal: O futuro da industrialização
  • Portugal: O futuro do Capital Humano
  • Portugal 2040: Condições? Percursos?

2011

20th Meeting

5 - 7 September

  • Novas condições internacionais para o desenvolvimento científico e novos modos de cooperação académica e científica internacional como factores de desenvolvimento
  • Portugal, a Europa, e a crise internacional: “Portugal e a Europa no centro do furacão” (tomando como ponto de partida o título de um recente livro de Mário Soares
  • Potencial de redes de identidade no espaço lusófono, em contexto de crescente qualificação dos seus recursos humanos e organizacionais
  • Propostas para o desenvolvimento do estudo de prospectiva - Portugal 2040 (como definir, para o futuro, a “Nação Portuguesa”?)
  • Novas oportunidades empresariais abertas pelos novos modelos de cooperação científica e académica internacional

2010

19th Meeting

8 - 10 September

  • O Estado da Actividade de Investigação Científica em Portugal, em cada sector, e interdisciplinar
  • Recursos humanos em Ciência e Tecnologia
  • Internacionalização e Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia

2009

18th Meeting

1 - 3 September

  • Condições de Desenvolvimento da I&D Empresarial em Portugal
    Serviços intensivos em conhecimento - (Financeiros, Informáticos, Comunicações, Energia, Engenharia e Consultoria)
    Farmacêuticas, Química, Agro-Alimentar, Papel
    Automóvel, Aeronáutica, Metalomecânica, Equipamentos

2008

17th Meeting

1 - 4 September

  • O Futuro da Ciência e Tecnologia em Portugal
    Indicadores, metas e instrumentos de Intervenção
    Mobilização de Redes e Organizações Internacionais de C&T
    Valorização económica da actividade de I&D
    Reforço institucional: avaliação, redes e consórcios, gestão e coordenação, órgãos consultivos e de acompanhamento, simplificação administrativa
    Promoção da Cultura Científica e Divulgação de C&T

2007

16th Meeting

3 - 5 September

  • O Futuro da Ciência e Tecnologia em Portugal
    Indicadores estatísticos
    Metas e Indicadores de Política Científica e Tecnológica
    Instrumentos de política: a experiência e as perspectivas da FCT, da AdI e da ANCCT - Ciência Viva
  • Que futuro para as políticas para a sociedade da informação?
  • O futuro do ensino superior

2006

15th Meeting

4 - 8 September

  • Reformas: A estratégia de Lisboa (2000) na Presidência Portuguesa da EU (2007)
    A internacionalização da Universidade de investigação como agente para a reforma dos sistemas de ensino superior
    Mudanças e reformas dos sistemas de educação superior nos países da OCDE
    Reformas na economia e na sociedade do conhecimento e a Agenda de Lisboa
    Reformas na organização dos sistemas públicos de ciência e tecnologia

2005

14th meetings

5 - 9 September

  • Portugal 2005-2010: Oportunidades de Acção para uma Sociedade do Conhecimento
    Reforçar a base social para o desenvolvimento científico e tecnológico: Cultura Científica, educação científica e tecnológica, enraizamento social das ciências
    Oportunidades de consolidação do sistema C&T - Necessidades e oportunidades de competências científicas e técnicas
    Sociedade da Informação: Perspectivas e oportunidades (Educação, Formação e Certificação de competências; Desburocratização e modernização dos serviços públicos; Conteúdos)
    Qualidade e internacionalização do Ensino Superior

2004

13th Meeting

11 - 14 October

  • Prospectiva da Sociedade Portuguesa no Contexto Europeu
  • Condições para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. A cooperação entre instituições científicas e o enraizamento social da Ciência em Portugal
  • Redes emergentes de investigação: temas e instituições
  • Redes emergentes de cooperação entre instituições de investigação e empresas e outras entidades
  • Redes emergentes de difusão e apropriação da cultura científica e tecnológica

2003

12th Meeting

6 - 9 and 17 October

  • Factores internos de transformação
    Disponibilidade e qualificação dos recursos humanos: demografia, educação e formação, valores
    Inovação e produtividade: as potencialidades e vulnerabilidades da classe empresarial portuguesa e os factores de desenvolvimento e atraso científico e tecnológico
  • Identificação das condicionantes externas que actuarão sobre a sociedade portuguesa (actores e factores estruturantes)
    Enquadramento normativo externo, em particular comunitário, e novas formas de funcionamento induzidas na sociedade portuguesa por essa via
    Condicionantes económicas, em particular as que resultam do alargamento da União Europeia

2002

11th Meeting

9 - 13 September

  • Prospectiva da Sociedade Portuguesa no contexto europeu. Balanço crítico e perspectivas de trabalho futuro
  • Prospectiva da Sociedade Portuguesa no contexto europeu. Balanço crítico e perspectivas de trabalho futuro
  • O Futuro da Sociedade da Informação em Portugal e o Desenvolvimento do Espaço Público (Escolas abertas e em rede)
  • O Futuro da Sociedade da Informação e o Desenvolvimento do Espaço Público (Cidades e Regiões Digitais)
  • O Futuro da Sociedade da Informação e o Desenvolvimento do Espaço Público (Cidades e Regiões Digitais)

2001

10th Meeting

10 - 14 September

  • Portugal na Europa da Informação e do Conhecimento
  • Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (Portugal vs UE) - apresentação e debate do último relatório de benchmarking europeu. Debate sobre o desenvolvimento da investigação nas empresas
  • Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Portugal vs UE) - apresentação e debate do último relatório europeu de benchmarking. Debate sobre duas linhas programáticas: Conteúdos na Internet em Portugal. Das Cidades e Regiões Digitais ao Portugal Digital
  • Condições institucionais para o desenvolvimento da investigação científica nas Universidades portuguesas
  • O desenvolvimento da investigação bio-médica em Portugal e a criação do Instituto Nacional de Investigação Bio-médica

2000

9th Meeting

11 - 15 September

  • Desenvolvimento de competências na sociedade portuguesa
  • Educação científica e tecnológica: lições de experiência sobre a aprendizagem experimental das ciências
  • Como tornar efectiva a aprendizagem experimental das ciências em Portugal?
  • Competências para a sociedade da informação
  • Competências básicas de cidadania: formação e certificação
  • Disponibilização de conteúdos e formação de competências. Competências profissionais: orientação escolar e profissional, formação, certificação. O mercado de trabalho na sociedade da informação

1999

8th Meeting

13 - 15 September

  • Rumos para Sociedade da Informação na Europa
  • Sociedade da Informação em Portugal: o mercado
  • Sociedade da Informação em Portugal: condições e mudanças sociais

1998

7th Meeting

14 - 16 September

  • Oportunidades/Necessidades de desenvolvimento científico e tecnológico induzidas pela modernização dos Portos portugueses
  • Oportunidades/Necessidades de desenvolvimento científico e tecnológico induzidas por investimentos nas obras públicas e na construção
  • Oportunidades/Necessidades de desenvolvimento científico e tecnológico abertas por investimentos na área da saúde
  • Oportunidades/Necessidades de desenvolvimento científico e tecnológico induzidas pelos investimentos na área dos transportes

1997

6th Meeting

16 - 19 September

  • O Futuro da Política Tecnológica em Portugal

1996

5th Meeting

  • Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Portugal

1995

4th Meeting

2 - 5 September

  • Prospectiva da Sociedade Portuguesa. Abertura e Isolamento - Temas para trabalho futuro: a Economia, a Sociedade e o Estado
  • Prospectiva da Sociedade Europeia: O futuro do modelo social europeu

1994

3rd Meeting

4 - 7 September

  • Prospectiva da Sociedade Portuguesa: Abertura e Isolamento
  • A Ciência na Escola e o Futuro da Cultura Científica na Europa (projecto europeu, coordenado pelo Instituto de Prospectiva, em curso)
  • Cultura Científica e Técnica - Educação - Emprego: prospectiva europeia (integrado na preparação da 2ª Semana Europeia da Cultura Científica)

1993

2nd Meeting

31 August - 4 September

  • Prospectiva da Sociedade Portuguesa para os próximos 20 anos (estudo em fase de lançamento)
  • Prospectiva do Ensino Superior em Portugal (1ª fase do estudo já concluída)
  • O papel das instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica e Tecnológica no desenvolvimento estratégico das cidades (o caso de Lisboa)(em curso)
  • O futuro da Cultura Científica na Europa (integrado na preparação da Semana Europeia da Cultura Científica de 1993)
  • O futuro do "modelo europeu" de sociedade (debate exploratório, na continuidade do estudo já terminado "European challenges post 92: shaping factors, shaping actors)
  • O que é a prospectiva? (debate exploratório)

1992

1st Meeting

7 - 12 September

  • Factores configurantes das estratégias de médio prazo das empresas, no quadro da CE pós-92
  • Papel das instituições de investigação científica e de ensino superior no desenvolvimento das cidades
  • Prospectiva do Ensino Superior em Portugal

1991

  • Constitution of the Institute for Prospective Studies